PLANTIO DE MANGAL

No passado dia 12 de Dezembro a NATURA juntamente com os seus parceiros nomeadamente, Associação Sathuma e a Faculdade de Ciências Naturais e Matemática – UP Maputo, levaram a cabo uma jornada de plantio de mangal com vista a contribuir para o reflorestamento do mangal ao longo do rio Matola.

Após a nota de boas vindas, a apresentação dos parceiros e todos os envolvidos procedeu-se a instrução sobre como deveria ser feito o plantio das mudas de modo a aumentar as expectativas de sobreviência em campo.

 

Neste evento foram plantadas cerca de 1100 mudas de mangal de diferentes espécies dentre elas a Rhizophora mucronata e Ceriops Tagal.

Os parceiros pretendem nas fases posteriores aumentar o número de espécies a usar no reflorestamento bem como diversificar as espécies de acordo com as caracteristicas da floresta encontrada em determinada região. Igualmente prevê-se avançar com um programa de consciencialização ambiental das comunidades locais de modo a despertar nelas a necessidade e urgência de conservar e defender este ecossistema bastante importante, visto que ele constitui berçário de várias espécies de vida marinha, contribui para a regulação do clima através do sequestro do CO2 presente na atmosfera, assegura a reciclagem de nutrientes, entre tantos outros beneficios.


A NATURA, através das actividades que realiza pretende dar o seu contributo para o alcance dos objectivos da Estratégia Nacional Gestão do Mangal 2020 – 2024 definida pelo Governo baseada no princípio da utilização e gestão racional dos recursos naturais. Adicionalmente, a NATURA está aberta a colaborar com outras Organizações e Partes interessadas para que, de forma integrada, sejam alcançados os objectivos definidos.