FORMAÇÃO DE MERGULHADORES - INVESTIGADORES

No âmbito do Projecto “Formar hoje os cientistas de amanhã”, uma inciativa da NATURA em parceria com a Universidade Pedagógica de Maputo”, decorreu entre os dias 20 a 26 de Junho a formação de cinco mergulhadores, na Ponta do Ouro. A formação dos mergulhadores iniciou-se com as aulas teóricas em técnicas sobre o mergulho responsável. Posteriormente, os alunos iniciaram as aulas práticas na piscina e em seguida no mar onde pela primeira vez se aventuraram no mundo marinho submerso. Apesar do frio e das condições atmosféricas adversas, os alunos realizaram e concluíram com sucesso o curso.

Esta segunda fase da formação de mergulhadores pesquisadores, seguiu-se a uma primeira de administração de módulos sobre ecologia marinha concebidos pela NATURA e a FCNM com a colaboração da investigadora e cientista Linda Eggertsen, que posteriormente os ministrou com outros colegas.

Ainda no mesmo contexto, no dia 28 do mês em curso, os mergulhadores foram recebidos com bastante entusiasmo pelo magnífico reitor da Universidade Pedagógica de Maputo, Prof. Dr. Jorge Ferrão, que enalteceu o empenho dos estudantes e os resultados por eles alcançados. Realçou ainda a importância da colaboração da NATURA com a UP-Maputo para consolidar, alargar e aprofundar as actividades de investigação e formação académica neste domínio realizadas e a realizar pela Universidade, em particular a potencial criação de um curso de biologia marinha.

Na mesma sessão, os mergulhadores descreveram a sua trajectória, experiências, os desafios que enfrentaram durante a formação e as maravilhas que o ambiente marinho oferece, agradeceram a oportunidade que a UP-Maputo, através da FCNM, e a NATURA lhes estão a proporcionar e comprometeram-se a seguir com determinação o processo de formação.

O Director da NATURA, António Branco, afirmou que na terceira fase da formação os mergulhadores vão continuar a realizar mergulhos para aprimorar cada vez mais as técnicas de mergulho e pesquisa e serão realizados módulos mais avançados em ecologia marinha, técnicas de pesquisa e elaboração de relatórios científicos, por forma a começarem a participar em programas de investigação marinha que a NATURA em parceria com a AVM e WIORI e em estreita colaboração com a UP – Maputo irão realizar com equipas mais experientes de cientistas e investigadores marinhos.

O programa “Formar hoje os cientistas de amanhã” inscreve-se num plano mais amplo de abordagem da actividade de conservação e investigação marinhas que a NATURA, em parceria com os parceiros acima indicados e outros que se vierem a identificar, desenvolveu, e que inclui a aquisição de uma plataforma única no país de investigação e monitoria marinhas, a realização de actividades de investigação marinha para avaliação do estado dos recursos e elaboração de propostas às autoridades competentes de políticas e medidas de maneio e gestão desses recursos, a formação de técnicos e investigadores nacionais em colaboração com Universidades, organizações similares e Instituições de investigação, bem como o apoio futuro à criação ou capacitação de infraestruturas laboratoriais nacionais vocacionadas para esta área da investigação.