ASSINATURA DA ADENDA ENTRE A NATURA E A SATHUMA
Teve lugar no dia 18 de Março, na Sede da NATURA, a assinatura da Adenda ao Acordo sobre o financiamento e assistência técnica ao projecto de produção e multiplicação de mudas de mangal.
A Adenda foi assinada no âmbito do projecto de produção de mudas de mangal levado a cabo em 2020 pela NATURA, Associação Sathuma e a Biochem que visava preparar e fundamentar o estabelecimento de um programa mais vasto de restauração de mangais nas suas diversas vertentes.
Neste sentido e dado os resultados significativos obtidos no projecto piloto, a NATURA irá financiar a ampliação da produção de mais 20mil mudas de mangal para a presente época, enquanto se realiza o plantio das 3.000 plantas remanescentes do programa do ano anterior, em coordenação com a Universidade Pedagógica, por forma a envolver estudantes em trabalhos de investigação relacionados com esta actividade.
Ainda no contexto desta parceria, a NATURA apoiará a Associação Sathuma na construção de um tanque píscicola de modo a contribuir para a subsistência da Associação. A NATURA assistirá também a Associação Sathuma no processo da sua legalização bem como dos seus direitos sobre a área em que desenvolvem as suas acividades.
Logo após a assinatura da Adenda, foram disponibilizados os recursos para se iniciar de imediato a colheita de sementes e o seu plantio, bem como para o início da construção do tanque piscícola.
O objectivo é que o programa assegure a sustentabilidade e institucionalização da Associação Sathuma promovendo actividades sustentáveis de geração de renda em paralelo ao programa de produção de mudas e replantio de mangal e legalizando a associação e os seus direitos, como exemplo de um modelo passível de ser replicado.